Pensar de forma crítica!
Pensar de forma crítica!
É mais que formular ideias quaisquer de maneira não substancial, é mais que rebatar alguma pessoa frente a algum fato ou notícia, é mais que conflitar com elas por ego ou acreditar ser mais inteligente (ou superior àquelas). Para isso, a proatividade tem sido uma das ferramentas que ajudam a transformar algumas realidades.
O pensamento crítico não se baseia em “achismos” ou “falácias” e, sim, em fatos buscados, lidos, desenvolvidos, sintetizados. É como se habilitasse o ser humano a ter uma consciência mais equilibrada, sábia, ponderada e claro, estará sempre preparado para agregar alguma coisa na vida das demais pessoas.
As respostas a questionamentos não podem ser apresentadas de forma genérica ou sem os cuidados necessários, pois o que se quer (ou pretende) demonstrar não é superioridade. Sendo assim, agir por meio de atos razoáveis é a melhor maneira de se dar bem, mesmo se não souber ou desconhecer aquele assunto, vai em busca de respostas certas e seguras.
Ações e atitudes trabalhadas criticamente direcionam a resultados mais assertivos, após analisados os lados, ideias, pensamentos, formulações. Levando-se em conta que o mundo perpassa por muitas transformações, principalmente na era da tecnologia. O crítico não se baseia em pensamentos preconceituosos e crenças populares. Quanto a disso, consegue desenvolver em si a capacidade de ouvir e, consequentemente, de agir com franqueza e sabedoria.
A um fato qualquer se recebe tal informação e, depois de recepcioná-la, analisa e faz o julgamento desse conteúdo, posteriormente, com pensamento crítico formula respostas com fundamentos bem estabelecidos. Diante desse cenário, o conhecimento e a capacidade de reflexão crítica se completam quando há o interesse pelo desenvolvimento cognitivo, ou seja, busca da aprendizagem, por conseguinte, alinha a teoria à prática.
Em suma, o pensamento crítico conduz a uma série de fatores até culminar em respostas firmes, claras e embasadas. Logo, esforçar-se para obter (ou aprender) mais conteúdos é mais que necessário, pois quanto mais conhecimento adquirir sobre diversos ramos da cognição, mais bem preparado estará para tomar as melhores decisões.
NRC®
Comentários
Postar um comentário