TI nas escolas
De início, é importante destacar que a Tecnologia da Informação (TI) está presente em diversos ramos na sociedade, isso inclui a utilização dela nas escolas e atividades escolares. Assim sendo, o uso do aparelho celular no ambiente de ensino deve ser encarado de maneira positiva e produtiva, ou seja, de forma consciente, porém com regras para o acesso dessa ferramenta. Além disso, tem-se a necessidade de haver leis específicas, com a finalidade de conscientizar e regular o manuseio da internet nos estabelecimentos de ensino. Convém ressaltar que o mundo inteiro gira em torno da rede mundial de computadores e, consequentemente, o celular tem sido um dos canais que permitem tal acessibilidade. Por conta disso, impor alguma proibição quanto ao uso do objeto pode levar a outras consequências por parte dos alunos, isto é, a sua utilização de maneira confrontadora e assim dificultar ainda mais a relação entre os professores e autoridades acadêmicas. Logo, a permissão da utilização do aparelho dentro dos limites escolares deve ocorrer de forma regrada, por conseguinte, haver confiança e responsabilidades entres as partes envolvidas, - discentes e docentes. Ademais, o manuseio consciente da internet pela comunidade escolar poderá contribuir positivamente no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o mundo digital está presente na vida das pessoas nos mais diversos ambientes, seja no ciclo familiar e empresarial, seja na educação. Para isso, a direção e responsáveis pelas escolas devem propor aos estudantes e colaboradores ações e os meios de utilização da tecnologia da informação, bem como pareá-las com as normatizações existentes. Dessa forma, sob a orientação do professor a presença do dispositivo durante as aulas poderá contribuir positivamente no processo pedagógico. Em suma, é importante tratar o uso do celular nas escolas com seriedade e responsabilidade, visto que tais ações contribuirão para um ensino estável. Outrossim, é importante promover o regramento e orientações quanto à utilização dessa ferramenta nas escolas. Deste modo, tal planejamento se torna fundamental a fim de alcançar o objetivo de consignar uma educação promissora de maneira democrática.
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