Educação para os portadores de deficiência
O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura no artigo 54, inciso III, que o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, seja realizado preferencialmente na rede regular de ensino. Por conta disso, torna-se evidente e imprescindível a presença de educadores capacitados e habilitados a fim instruírem o processo de aprendizagem, como também políticas públicas direcionadas ao projeto pedagógico por parte dos governantes e especialistas. Dessa forma, o planejamento didático de forma proeminente resultará em uma instrução de qualidade.
Convém ressaltar que, dentre tantos fatores, observa-se a necessidade de debater sobre o tratamento ideal para o amplo desenvolvimento das pessoas que apresentam alguma carência. Por conta disso, reservar espaços acadêmicos direcionados para a inclusão dessas crianças e adolescentes irá aprimorar o processo de inclusão escolar, e assim oferecer a eles dignidade humana. Desse modo, torna-se primordial o acompanhamento estudantil por equipe multidisciplinar, uma vez que a Lei 8.069/1990 (ECA) assegura no artigo 11, parágrafo 1º, a prioridade nos atendimentos.
Nesse sentido, a implantação de políticas públicas, sobretudo, aquelas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência seja realizada pelas autoridades responsáveis, juntamente com o apoio da sociedade. Dado que, a escola (pública e/ou particular) precisa se adequar à metodologia de ensino proposto no plano pedagógico, principalmente, em sala de aula. Dessa maneira, a aprendizagem se tornará uma realidade, pois os educandos que estiverem nessas condições terão melhor aproveitamento, assim como atendimento eficaz.
Em suma, é indispensável haver por parte da população, do meio acadêmico e dos representantes educacionais a conscientização de que a inclusão escolar é necessária. De igual modo, as autoridades políticas por meio de ações representativas se dediquem à aplicação das leis específicas, em particular, o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência. Logo, o projeto de inclusão irá promover as condições de desenvolvimento e preparação dos alunos para conviver numa sociedade mais justa e igualitária.
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