Resenha do Filme som da liberdade
São Paulo, 05 de agosto de 2024.
Resenha do Filme som da liberdade
A história do filme é baseada em fatos reais.
O início da obra teve como fato marcante um pai e seus 2 (dois) filhos, Rocio e Miguel.
Posteriormente, uma mulher (em princípio, de uma agência de publicidade) vê as crianças e as convence de trabalhar no mundo da moda ou propaganda (sonho de muitos pequenos), assim, após conversar com o patriarca, recruta-os para participarem de ensaios. Não podendo ele estar por perto, depois de um tempo, ao retornar para buscá-los não havia ninguém naquele local (onde estavam as seus filhos e outras crianças). Desesperadamente inicia ele a saga de sofrimento em busca do paradeiro dos filhos.
Tempos depois a Polícia daquela Cidade começa a investigar os crimes cometidos por pedófilos, uma vez que havia várias crianças desaparecidas. Coube a Tim Ballard (protagonista) responsável pela equipe/operação liderar os trabalhos investigativos.
Numa das operações prenderam um criminoso, em conversa com o meliante (preso) consegue aliar-se a ele (dizendo que gostaria de ter um desses encontros), mas o objetivo seria ganhar a confiança dele. Por conta disso, conseguiu resgatar uma das crianças, o menino Miguel, que passara alguns meses sendo abusado por pessoas criminosas. A criança (Miguel) foi devolvida ao pai. Agora o intuito é salvar a irmãzinha, Rocio, que permanece sob o poder dos traficantes, como também as demais crianças sequestradas.
Uma cena para se lembrar: O desespero das crianças depois de capturadas por pessoas más, tirando-as de suas respectivas famílias, após serem enganadas pelos agenciadores.
Tim prometera a Miguel que traria a irmã de volta. Por conta disso, partiu para a Colômbia a fim de resgatar as criancinhas. A falta de apoio do Órgão (Departamento de polícia em que trabalhava) e da complexidade do caso, fez com que Tim pedisse demissão do emprego e enveredasse na jornada de salvar os pequenos e indefesos.
Depois de haver alguns acertos com os agenciadores, providenciarem um local para uma festa, na qual haveria muitas crianças, as estavam sequestradas, por conseguinte, tiveram êxito de resgatar 54 (cinquenta e quatro) crianças (entre meninos e meninas), porém, faltava a irmã de Miguel, Rocio.
Assim, após alguns dos presos (na operação) apontarem o paradeiro da menina, os investigadores locais disseram que o local era de difícil acesso, administrado por rebeldes, nem mesmo a polícia teria tal acesso. Tim (bem determinado) foi em busca dela, na com ele estava o “Vampiro” (que se propôs a ajudá-lo desde a chegada à Colômbia); sem apoio das forças policiais locais, disfarçaram-se de médicos. Já no rio foram abordados por capangas, depois de revistá-los consultaram o chefe deles, que permitiu apenas um na empreitada de vacinação, coube ao Tim se colocar à disposição.
Num local de difícil acesso, dentro de grande floresta, Tim teve o primeiro encontro com a Rocio (estava trabalhando junto a outras pessoas). Naquela mesma noite enfrentou o chefe (líder) e o matou, pois quisera abusar da menina. Para fugir daquele espaço teve de enfrentar os capangas e os perigos da mata. Assim sendo, conseguiram sair daquele lugar com a ajuda de um dos policiais e o “Vampiro” que estava em local estratégico.
De lá a levaram para o Hospital, nesse momento houve o reencontro entre a menina, o pai e o irmão mais novo (Miguel).
O Som da Liberdade ecoou nos mais atentos ouvidos e lugares depois de cantados pelas crianças (libertas), ora sequestradas, agora salvas.
Dos relatos desse filme apontaram que:
Mais de 120 (cento e vinte) pessoas foram salvas por intermédio das ações de Tim e equipe (diversas operações policiais), em que prenderam mais de uma dúzia de traficantes.
Tim (na vida real) afirmou que a esposa Katherine o inspirou nessa empreitada. Diante desse trabalho, o Congresso americano aprovou diversas leis de cooperação internacional em casos de tráfico infantil.
O tráfico humano é um negócio que gera 150 (cento e cinquenta) bilhões de dólares por ano, os Estados Unidos da América é um dos principais destinos desse crime, assim como consumidores de sexo infantil.
Existem mais humanos em situação de escravidão atualmente do que à época em que era legal, milhões desses escravizados são crianças.
NRC®
Comentários
Postar um comentário