O “B-a-bá” de um casamento

 

São Paulo, 15 de agosto de 2024.

O “B-a-bá” de um casamento

     O pragmatismo de um casamento vai além de um dizer: “sim” (numa cerimônia religiosa), embora seja o primeiro passo. No decorrer de certa convivência (entre um casal) se revela as "verdades", os "sentimentos", as "assertivas", as "intenções", até mesmo "aquilo negativo"… do após pronunciar: “sim”. O casamento é uma decisão muito importante na vida de duas pessoas que se amam e pretendem externar tal atitude por meio de uma união, com o objetivo de perdurar até o fim (de suas vidas). “Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher”, já inserto  no livro do Gênesis desde o início.

    ato de casar vai além de um desejo, por mais que ele exista (refiro-me àquele verdadeiro), entretanto, há outros pormenores (aceitar um ao outro, os defeitos, as diferenças, aprendizado mútuo,…) que precisam ser observados. Os nubentes “provavelmente” se espelham nos pais (ou pessoas que lhes são exemplos) aquilo que esperam para si (felicidade no casamento), em relação ao matrimônio. Assim sendo, por mais que existem exemplos negativos (perante nossos olhos – se perto ou distante), analisá-los e fazer diferente (daquilo incorreto) tem sido o ponto a ser destacado, bem como vivenciar os positivos (pontos) na vida conjugal.

    casamento é sinônimo de segurança, isto é, laço de confiança (entre o casal) que reverbera para uma convivência sólida e prazerosa (chegar a casa e estar com seu cônjuge). Isso não abstém as pessoas de terem problemas, dificuldades, porém ao se juntarem (no propósito do amor) recobrarão maiores forças para vencerem e superarem as adversidades que surgirem. Nisso, o amor, o respeito, o apreço, a consideração vão se tornando mais fortes, a ponto de obterem condições de superar até mesmo o esfriamento, o desagaste,… para que isso aconteça é necessário haver cumplicidade entre o casal, no intuito de melhorar e cadenciar os votos de tal convivência, por conseguinte, alcançarem o "sucesso" no casamento.

    Cada dia (aqui se compreende o tempo) é diferente, ou seja, se ontem foi bom, - hoje, por alguma circunstância pode não ser igual ao ontem, mas, nem por isso será motivo para alguma crise ou esmorecimento, visto que a força desse matrimônio estar bem sustentada no verdadeiro amor (Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência, 1º Coríntios 13:7).

    Não há como descrever sobre casamento e ausentar a necessidade de se ter a benção de Deus na vida de um casal, pois tal unificação é favorecida por Ele, posto que, com a direção do Soberano teremos uma vida feliz com a pessoa amada, a qual decidimos unir e conviver até o fim de nossas vidas, isso é a vontade do Senhor. Quando se tem o Criador arraigado (direcionando) nossas vidas, alimentaremos de condições a fim de superar situações (negativas), que normalmente não se tolera (atos que levam as pessoas a quebrarem alianças), em tudo isso se fortalece o amor e o respeito. Tem-se a necessidade de haver perdão se preciso for, bem como de ser humilde (homem ou mulher) para reconhecer erros ou falhas e buscar ajuda caso não consigam resolver entre si.

    Geralmente, quando o homem e a mulher se unem para o casamento (início de uma vida matrimonial) tal ação acontece na flor da idade (jovens) ou no momento em que acreditem ser o ideal (mais maduros). Com o passar do tempo vão adquirindo experiência e compreensão (um ao outro) e, com tudo isso, tem a oportunidade de reconhecer que esse espaçamento (tempo) os auxiliou na vida a dois (convivência), consequentemente, o companheirismo vai se fortalecendo cada vez mais (a cada ano, a cada aniversário, a cada data comemorativa).

    Em suma, a decisão de casar é muito importante na vida de um rapaz e uma moça, sem dúvida é a melhor escolha quando tomada em comum acordo e certo daquilo que desejam. Ao apresentarem a Deus (as suas vidas e objetivo) no cerimonial o propósito de comunhão, torna-se louvável e benção do Senhor. É sabido que nem tudo será flores e muito menos espinhos, caso ocorram situações que corroboram a tais fatores (se negativos) será o momento de buscarem ajuda, contudo de pessoas que têm condições de fazê-lo, como também, orar ao Senhor Jesus e pedir a Ele que cuide, guarde, abençoe o casamento.

    Enfim, sós!

    Felizes.

    NRC® 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequena análise do filme “O presente”

Nunca desista, continue firme!!!

A mente de um livro!