O talento escondido!

 O talento escondido!

Talento no sentido literal, - uma moeda antiga greco-romana.
Refere-se também à inteligência, aptidão, habilidade de uma pessoa em desenvolver alguma ocupação ou atividade.
O ser humano tem alguma habilidade, dom, virtude,... que necessita de cuidados para que possa desenvolver tais características. Exemplos diversos são vistos por nós, sejam de pessoas próximas ou não, até mesmo conosco.
Para sintetizar e ter como referência o assunto a ser estudado/exposto, segue o texto de Mateus 25: 14 – 30, “parábola dos talentos”:
Um recebeu cinco talentos, um recebeu outros dois, e o outro, um, de acordo com a capacidade de cada um. Os dois primeiros (que recebera 5 e 2) negociaram e ganharam outros cinco e dois, isto é, dobraram os talentos recebidos, prestando contas ao Senhor que lhes confiou.
E o que recebera um, o que fez? Quanto ganhou? Como negociou?... como prestou contas ao homem que lhe confiou? Disse ao galardoador: receoso e temeroso, sabendo que tu és severo, escondi o teu talento na terra, devolvo-o a ti.
Disse o Senhor ao primeiro (que recebeu 5 talentos), sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (21).
Disse o Senhor ao segundo (que recebeu 2 talentos), sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (23).
E ao último disse: servo mau pelas tuas palavras te julgarei, sabendo que sou severo,... porque não guardaste no banco, para obter juros. Tirai dele o talento e dai àquele que recebeu 10 (24 a 28).
Que lições podemos extrair de tais ocorridos, na verdade são muitas, cabem em diversas áreas de nossas vidas. Quando se tem TALENTO é preciso desenvolvê-lo, o dom é seu, trabalhe de maneira que haja multiplicação, pois assim espera o Senhor.
O que Deus quer de nós, dos talentos que foram distribuídos para os servos, qual exemplo estamos seguindo, dos 5, 2 ou 1 talento? Desenvolvendo, multiplicando, ou enterrando! O Senhor que detém os talentos os deu para que possamos lhe devolver depois de negociado e trabalhado.
Para finalizar:
Disse o Senhor: Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. (29)
E ainda:
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (30)
Que Deus cuide de cada um de nós.
NRC®

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequena análise do filme “O presente”

Nunca desista, continue firme!!!

A mente de um livro!